terça-feira, 21 de julho de 2009
Projeto Destaque Escola 16 de Junho!
Um desteque especial para a Escola 16 de Junho que desenvolveu o "Projeto Respeitando as Diferenças e Convivendo com as Diversidades"
O mesmo foi escolhido como projeto modelo dentro das Escolas Estaduais do estado de Rondônia para ser divulgado no site do Governo, conforme o site a baixo:
Aqui todos podem conferir na íntegra o projeto!
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
escola estadual de ensino fundamental 16 de junho
RESPEITANDO AS DIFERENÇAS E
APRENDENDO COM AS DIVERSIDADES
“falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra o processo de colonização e dominação”
(indagações sobre curriculo )
COLORADO DO OESTE – RO
2009I- identificação da equipe pedagógica
Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 Junho
avenida rio madeira nº 4870
fone= 0693412715
c.g.c= 84.119/0001-09
diretora=irinéia rosa deambrosio
VICE-DIRETORA= Dia Faria da Silva
secretaria= sonia maria rodrigues
supervisora= VALDECIRA APARECIDA da Silva
orientação= Sandra Inês Burgel
COORDENADORA DE PROJETOS= ANGELA MARTABURGEL BARBOSA
RESPEITANDO AS DIFERENÇAS E
APRENDENDO COM AS DIVERSIDADES
COLORADO DO OESTE
2009
II -Apresentação
Estamos vivendo em um mundo de constante evolução, no qual a busca pelo crescimento está sempre em foco. Este crescimento deve-se principalmente ao acúmulo de informações que abrangem ou aprimoram o conhecimento já existente em cada sociedade, através da comunicação e de um trabalho conjunto entre os mesmos, ou seja, da diversidade cultural. Diante disso a escola E.E.E. F. 16 de Junho realizará de 13 à 17 de abril de 2009 o projeto semana da Cidadania com o tema “Respeitando as Diferenças e Aprendendo com as Diversidades”, com o intuito de promover e despertar um novo olhar para o valor da diversidade cultural e religiosa em nosso país e reforçar as vantagens que a mesma oferece para o fortalecimento de valores e o crescimento humano. Este projeto propõe uma discussão envolvente sobre identidade cultural entre etnias diferentes construindo uma reflexão acerca do homem, tanto no que abrange a sua individualidade, quanto a sua posição no âmbito social e coletivo, além de proporcionar pesquisas que valorizam a contribuição dos negros, brancos e índios em suas mais variadas manifestações, dentro de uma perspectiva abrangente, ou seja, de modo a entrelaçar as diversas linhas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Filosofia, Ensino Religioso e Matemática.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
escola estadual de ensino fundamental 16 de junho
RESPEITANDO AS DIFERENÇAS E
APRENDENDO COM AS DIVERSIDADES
“falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra o processo de colonização e dominação”
(indagações sobre curriculo )
COLORADO DO OESTE – RO
2009I- identificação da equipe pedagógica
Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 Junho
avenida rio madeira nº 4870
fone= 0693412715
c.g.c= 84.119/0001-09
diretora=irinéia rosa deambrosio
VICE-DIRETORA= Dia Faria da Silva
secretaria= sonia maria rodrigues
supervisora= VALDECIRA APARECIDA da Silva
orientação= Sandra Inês Burgel
COORDENADORA DE PROJETOS= ANGELA MARTABURGEL BARBOSA
RESPEITANDO AS DIFERENÇAS E
APRENDENDO COM AS DIVERSIDADES
COLORADO DO OESTE
2009
II -Apresentação
Estamos vivendo em um mundo de constante evolução, no qual a busca pelo crescimento está sempre em foco. Este crescimento deve-se principalmente ao acúmulo de informações que abrangem ou aprimoram o conhecimento já existente em cada sociedade, através da comunicação e de um trabalho conjunto entre os mesmos, ou seja, da diversidade cultural. Diante disso a escola E.E.E. F. 16 de Junho realizará de 13 à 17 de abril de 2009 o projeto semana da Cidadania com o tema “Respeitando as Diferenças e Aprendendo com as Diversidades”, com o intuito de promover e despertar um novo olhar para o valor da diversidade cultural e religiosa em nosso país e reforçar as vantagens que a mesma oferece para o fortalecimento de valores e o crescimento humano. Este projeto propõe uma discussão envolvente sobre identidade cultural entre etnias diferentes construindo uma reflexão acerca do homem, tanto no que abrange a sua individualidade, quanto a sua posição no âmbito social e coletivo, além de proporcionar pesquisas que valorizam a contribuição dos negros, brancos e índios em suas mais variadas manifestações, dentro de uma perspectiva abrangente, ou seja, de modo a entrelaçar as diversas linhas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Filosofia, Ensino Religioso e Matemática.
III - Justificativa
Em comprimento a determinação da SEDUC –REN Porto Velho- Ro e atendendo a necessidade em realizar um trabalho que venha exaltar a importância e a contribuição das diferentes etnias, este estabelecimento irá desenvolver na semana da cidadania o projeto “Respeitando as Diferenças e Aprendendo com as Diversidades”, visando despertar em nossos educandos a consciência para preservar sua própria cultura não deixando ser influenciado ou modelado por outras, devendo sempre resgatar seus costumes, contudo aprendendo com as demais, pois se todas as culturas fossem iguais, o mundo seria como uma caixa vazia. Em suma conhecer a cultura de cada sociedade não é somente promover o estudo e a compreensão das diferentes formas de comportamento (como crenças, artes, as ciências e idéias), mas saber desfrutá-los de modo que possibilitem uma relação enriquecedora.
Vale ressaltar que a cultura é um dos aspectos que mais marca um povo, revelando a sua identidade. A cultura pode se apresentar de várias formas: através da língua, da religião, dos costumes, das tradições, da música, da literatura, das artes, tudo isso em escala nacional e regional. Pensar num trabalho que proponha uma discussão envolvente sobre diversidade cultural é um desafio, no mínimo, instigante, enigmático e prazeroso, já que foge das limitações espaciais e temporais. Quando nos deparamos com os brasis que o Brasil tem, estamos diante de uma das mais belas diversidades proporcionadas pelo fazer humano. À luz dessa realidade, o projeto tem como ideal pesquisar a cultura brasileira em suas mais variadas manifestações, pois só assim é possível realizar um estudo com marcas de coerência, onde de fato possamos conhecer, um pouco
mais o país onde vivemos.
Cultura ou Civilização, tomada em seu sentido etnográfico amplo, é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e todas as demais capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro d uma sociedade. A condição da cultura, entre as diversas sociedades da espécie humana, na medida em que é passível de ser investigada nos princípios gerais, é um tema apropriado para o estudo do pensamento e da ação humanos.
(TYLOR, apud THOMPSON, p. 171, 1998)
IV Objetivos
GERAL
Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática, num processo de identificação com as nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar a cidadania dos nossos educandos.
ESPECÍFICOS
- Desenvolver e divulgar, na escola e na comunidade, estudos que propiciem o
resgate da diversidade cultural brasileira.
-Incentivar a pesquisa para a divulgação da diversidade cultural e da sua importância na formação histórica, cultural, étnica e econômica do homem brasileiro.-Promover a valorização da análise dos textos literários e a reflexão sobre conceitos de diversidade e identidade brasileira.
-Sensibilizar para a importância da temática étnico-racial, oportunizando discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais.
-Promover a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos para a consciência étnico-racial.
-Trabalhar a auto-estima no educando, para que o mesmo possa fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus semelhantes.
- Reconhecer e valorizar a diversidade cultural, que está intrinsecamente ligada ao respeito ao outro, com suas crenças, credos e valores.
-Compreender a relação entre a diversidade cultural e os direitos humanos.
- Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade cultural.
- Conhecer as diferentes manifestações culturais e suas influências na construção das identidades dos povos.
- Promover a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos para a consciência diversificada.
-Promover a solidariedade e a partilha de experiências, saberes e valores.
-Promover um conhecimento atualizado e critico dos valores humanos provocando uma reflexão e promovendo oportunidades de aprender a viver em harmonia com diferentes etnias e com a natureza.
V- METODOLOGIA
O professor/orientador buscará a interação entre os alunos, criando dispositivos para a participação crítica e autocrítica destes no desenvolvimento das atividades propostas;
Exibição de filmes, com tema voltado para a Diversidade Cultural: (Vista minha pele, kiriku, Corpo estendido no chão, Armas tô fora, As Diversas Culturas Brasileiras).
Produção de textos, análise crítica e resenhas do filme Kiriku. Pesquisa coleta e análise das matérias publicadas em jornais e revistas de circulação local, regional e nacional sobre Diversidade Cultural; Trabalhos envolvendo a dança, música, pintura, filmes; etc. Debate como forma de socializar o conhecimento sobre diversidade cultural brasileira;
Leituras, interpretação, análise e discussões acerca do tema sugerido; Aulas expositivas e participativas, incluindo a apresentação dos alunos e de pesquisas diversas;
DETALHAMENTO DE AÇÃO
1º ano
Kiriku
É uma lenda africana, conta a história de um menino que assim que nasceu, já sabia falar, era uma criança curiosa que queria saber de tudo.Perto dessa aldeia tinha uma Feiticeira chamada Karabá, então, todos alegavam que a falta de água era decorrente de um feitiço dela e que todos os homens que iam lutar com ela, eram comidos pela mesma.
Mas, não é bem assim...aí entra Kiriku, que com muita coragem tenta desvendar os segredos.
Desenhe a história:
Falar sobre o Índio no Brasil, esclarecendo que eles foram os 1º habitantes do Brasil (falar sobre seus costumes, casas, onde moram, etc.)
Atividades com a música: Os indiozinhos (fazer coreografia), aproveitando para trabalhar e apresentar os números que aparecem na letra da música.
2º e 3º ano
Kiriku
É uma lenda africana, conta a história de um menino que assim que nasceu, já sabia falar, era uma criança curiosa que queria saber de tudo.Perto dessa aldeia tinha uma Feiticeira chamada Karabá, então, todos alegavam que a falta de água era decorrente de um feitiço dela e que todos os homens que iam lutar com ela, eram comidos pela mesma.
Mas, não é bem assim...aí entra Kiriku, que com muita coragem tenta desvendar os segredos.
Desenhe a história:
2º ano Atividades com a música Rei da nações, apresentar para os alunos a letra, cantar e fazer a coreografia apresentando os povos ( etnias ) que formam o povo brasileiro.
3º ano Leitura e interpretação dos textos: Menina bonita do laço de fita e Quem foi Zumbi? Leitura e declamação de versos e poesias sobre Cidadania (pesquisa realizada pelos alunos).
4º e 5º ano
Kiriku- Após exibição do filme:
Pedir um exercício de comparação com os contos de fadas tradicionais e o levantamento das características desse gênero literário. Para começar, lançar a pergunta: por que não vemos personagens negras em outras histórias?
Vocês se lembram do Negrinho do Pastoreio, o Zumbi e Tia Nastácia. Qual a diferença entre eles e Kiriku?
4º ano Apresentar a letra da música: Iguais do Padre Zezinho, fazer a análise e pesquisar a diferentes denominações religiosas que são seguidas pelos alunos. Cantar e montar coreografia sobre a mesma.
Realizar produções de textos que falem sobre as diversas denominações religiosas.
5º ano Participar da construção do retrato étnico da turma.
Apresentar a letra do Hino Nacional, ler, analisar e fazer a interpretação da mesma, realizado pesquisa em dicionário e representar partes do hino em forma de desenho.
Ensaio do Hino Nacional – com as diferentes culturas brasileiras.
6º ao 9º ano
ENSINO RELIGIOSO:“Dimensão religiosa do ser humano”
Palestra com o Padre Adriano sobre Diversidade religiosa.
Apresentar as mensagens abaixo, aos alunos e solicitando uma reflexão sobre as mesmas.
“ ...Se eu pudesse, daria um globo terrestre a cada criança.... Se possível, até um globo luminoso, na esperança de alargar ao máximo a visão infantil e de ir despertando interesse e amor por todos os povos, todas as raças, todas as línguas, todas as religiões!...”
(Hélder Câmara)
“... A liberdade é a verdadeira força e fonte de felicidade e criatividade humana. Independente de você ser: crente ou descrente, budista ou cristão, ou judeu, ou indígena. Não importa ... O importante é que seja um bom ser humano! ... “
( Dalai Lama)
“ ... Só depois que a última árvore for derrubada o último peixe for morto o último rio envenenado Vocês irão perceber que ... dinheiro não se come ! ..”
(Mensagem indígena)
Pesquisar sobre a importância das lendas indígenas esclarecendo que: Lendas: As histórias de personagens míticos que vivem nesse ambiente fantástico da Floresta Amazônica. Essas histórias foram criadas a partir dos contatos entre as etnias branca, negra e indígena. Os resultados desse contato são as lendas.
As lendas também são formas de passar de uma geração a outra o conhecimento e como deve ser as relações do indígena com os outros e com a natureza que para eles é DEUS. Essas histórias passam de geração em geração, contando a síntese da criação. Como o ser humano é interligado permanentemente com a criação, essas histórias têm sempre um fundo para que as pessoas nunca percam a essência das coisas. E possam viver em harmonia com a comunidade e a natureza (criação=Criador)
Índio e o Transcendente: “...O essencial da religião é servir e adorar um DEUS soberano. Como esse povo (o povo indígena) não serve nem adora ninguém, não podem acreditar em nada... ’’(Manuel Nóbrega_ jesuíta) século XVI.
Usos e Costumes Indígenas: Nos ritos, danças e cantos as comunidades indígenas procuram se comunicar com o espírito criador e preservador do mundo. Reverenciam a alma dos mortos e exaltam a possibilidade de viver de acordo com o exemplo dos antigos.
As Festas: São momentos de grande alegria, muita fartura, muita amizade e muita beleza. Na maior parte das vezes é para agradecer a fartura na caça, pesca e colheita. Ou representam ritos de passagem, das diferentes fases da vida (nascimento- infância- adulto e velhice).
Exemplo: Entre os Tupinambás a criança ao nascer é banhada no rio e o pai achata o nariz com o polegar que é sinal de beleza. No final desses procedimentos é realizada uma grande festa e é escolhido o nome da criança.
Filosofia:
Qual a atitude de Kiriku diante dos problemas? Ele enfrenta
Qual a atitude dos amigos de Kiriku? Despreza ele pelo tamanho dele.
Qual a atitude de Kiriku? Defende seus amigos dos perigos
Como Kiriku venceu a maldade? Não tendo medo e lutando para salvar seu povo.
Qual a atitude do povo da aldeia (África) diante da morte?Eles cantam
Por que Karabá prendeu o avô de Kiriku?Para que ele não dissesse a verdade
Porque Karabá era mal? Porque sofria muito, com muitas dores, dia e noite.
História:
Qual a semelhança e diferença entre as vestes, os cabelos e os calçados dos povos da África, brancos e índios?
Na hora das grandes dificuldades há quem Kiriku pede ajuda? E você a quem recorre?
Cite alguns elementos da cultura: branco, negro e índio destacando diferença e semelhança entre os mesmos.
Geografia:
Onde a história de Kiriku se passa?
Observar o mapa mundi e responder as questões:
Onde está localizado a África? Quais são os seus limites?
Em que região brasileira há maior concentração indígena?
Ciências
É possível um ser humano nascer sozinho, tomar banho sozinho e ainda sair correndo?
Existe diferença anatômicas em relação a formação do corpo humano: índio, negro e branco?
Faça a linha do tempo escrevendo as fases de vida do ser humano
Cite alguns alimentos que fazem parte da cultura negra, branca e índia.
Matemática
Utilização das datas históricas (relacionadas a História do Brasil envolvendo as etnias) na formulação de problemas matemáticos
Artes
Ilustração da história;
Coreografias;
Danças;
Pesquisar gravuras/fotos para montagem do painel da fraternidade
Pesquisar palavras e figuras em jornais e revistas que retratem a cara do Brasil,
Árvore
Língua Portuguesa
O que você entende da frase:
“Quando morre um africano idoso, é como que se queimasse uma biblioteca”.
Faça uma resenha sobre a história de Kiriku
Ouvir músicas relacionadas ao tema e mostrar o que percebeu na letra e no som das músicas
- Comunicações; Apresentações de vídeos; Músicas; Trabalhos em grupos; Pesquisas e registros; Debates; Análises de textos literários e não literários com ênfase à diversidade cultural brasileira; Registrar palavras pesquisadasLer texto Escrever palavras relacionadas ao temaRegistrar numerais reconhecendo as quantidadesIlustrar a música Canto das três RaçasLer, analisar e declamar as poesias: Cidadania, Reconhecimento, Negritude e Sementes da boa esperança.
VI- CRONOGRAMA
atribuição das responsabilidades
Açoes
periodo
DATA
abertura= momento cívico, explanação sobre o tema escolhido justificando a escolha e a importância de trabalharmos com atividades que expressam a diversidade cultural e o respeito pela mesma.
Aulas com tema voltado ao projeto “respeitando as diferenças e aprendendo com as diversidades”.
matutino 7:00
VESPERTINO=
13:HORAS
13/04/09
- Aulas com atividades referentes à semana da cidadania.
MATUTINO
VESPERTINO
14/04/09
- Aulas com atividades referentes à semana da cidadania.
MATUTINO
VESPERTINO
15/04/09
- Aulas com atividades referentes à semana da cidadania.
MATUTINO
VESPERTINO
16/04/09
- Aulas com tema voltado ao Projeto.
- Momento cívico
- PALESTRA: Diversidade religiosa ( Padre Adriano )
- APRESENTAÇÕES: Poesias, teatros, coreografias, músicas, danças.
- EXPOSIÇÃO: varal literário com cartazes, produções de textos, desenhos e mapas.
MATUTINO
9:00 HS
11:15 HS
VESPERTINO
16:00 HS
17:15 HS
17/04/09
VII- AVALIAÇÃO
será realizada durante a execução do projeto, verificando as mudanças de comportamento dos educandos, analisando a participação dos mesmos no desenvolvimento dos trabalhos realizados e a disposição dos alunos em representar sua cultura exaltando suas crenças, costumes e saberes.
VIII- BIBLIOGRAFIA
REVISTA ESPAÇO DA SOPHIA - Nº 14 – MAIO/2008 – MENSAL – ANO II
BAUM, William M. Compreender o Behaviorismo: Ciência, Comportamento e
Cultura. Porto Alegre: Artes Médias Sul Ltda, 1999.
FERREIRA, Aurélio Buarque de OLanda. Miniaurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
MOREIRA, Antônio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo, Cultura e
Sociedade. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1999.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.
TAYLOR, Edward B. apud THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna:
Teoria social crítica na área dos meios de comunicação de massa. 2. ed.
Petrópolis: Vozes, 1998.
Fotos de Alguns Murais que foram feitos durante a execução do Projeto
Esses murais podem servir como sugestões para escolas do mundo inteiro que procuram trabalhar temas dessa naturaza!
Parabéns Repleto de Satisfação à Escola 16 de Junho e toda sua equipe, por mais esse sucesso alcançado!
A escola conta com uma equipe maravilhosa de profissionais e pessoas responsáveis e competentes. Quando uma Escola realiza um trabalho com o teor dessa execelência, certamente os vencedores são todos os alunos e a comunidade que ganha conhecimentos com uma educação de qualidade que sonhamos e esperamos...
Abraços a todos da Escola 16 de Junho, hoje na direção da professora Irinéia e da Vice-Diretora Diva, contando com uma equipe de grandes profissionais e um destaque especial para a supervisora Valdecira desta escola, uma professora dinâmica, alegre e otimista, digna de um destaque especial frente a esse projeto!
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